Diário de Gratidão 

 

Nós tendemos a pensar demais nas coisas que dão errado e não o suficiente nas que dão certo em nossas vidas. Muitas vezes faz sentido notar os acontecimentos ruins para que possamos aprender com eles  e evitá-los no futuro. No entanto, as pessoas tendem a passar mais tempo pensando no que é negativo na vida do que no que é útil.

 

Pior ainda, este foco nos acontecimentos negativos nos predispõem à ansiedade e à depressão. Pessoas deprimidas tendem a voltar sua atenção predominantemente a acontecimentos ruins do passado através de ruminações. Esse movimento quando voltado para si produz culpa e quando voltado para os outros ressentimento e mágoa.  

 

Por outro lado, pessoas excessivamente ansiosas tendem a colocar sua atenção em prováveis acontecimentos futuros ameaçadores. Tendem a pensar nas possibilidades de as coisas darem errado e estão constantemente tensas e inquietas. 

 

Uma forma de mudar essa configuração é começar a tomar consciência e valorizar o que deu certo.  Amplie a sua atenção para além dos erros,  frustrações e decepções. Reconfigure o seu radar para identificar tudo o que dá certo diariamente. 


Toda noite, ao longo da próxima semana, reserve 10 minutos antes de ir dormir. Escreva 3 coisas que deram certo hoje e porquê deram certo. Você pode usar um diário ou seu computador para escrever sobre os acontecimentos, mas é importante que tenha um registro físico daquilo que escreveu.

 

Essas três coisas não precisam ser nada espetaculares. Por exemplo: (“Hoje consegui sair da cama mais certo e caminhar”), mas podem ser grandiosas  (“Minha irmã deu à luz a um menino saudável”).


Ao lado de cada evento positivo, responda à pergunta: “Por que isso aconteceu?” Por exemplo, se você tiver escrito que conseguiu levantar da cama mais cedo e fazer exercícios, escreva “porque estou me predispondo a ter uma vida mais saudável” ou porque estou concentrada em superar a depressão”.  Ou se você tiver escrito: “minha irmã deu a luz um menino saudável”, você pode escolher como causa: “Ela cuidou bem de sua gravidez”.

 

A princípio, o registro dos acontecimentos positivos em sua vida pode parecer esquisito, mas por favor, faça-o por pelo menos uma semana. Vai ficar mais fácil. A probabilidade é que se você fizer por pelo menos 3 meses esteja menos deprimido, mais satisfeito e habituado a ver os acontecimentos de maneira mais otimista.

 

Referências bibliográficas:

Seligman, 2011. Florescer. 
Fredrickson, 2010.  Positividade.

© 2020 By Prisicila Silveira