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Atendimento Psicológico Online

 

O Conselho Federal de Psicologia (CFP) publicou a Resolução CFP nº 11/2018, que atualiza sobre atendimento psicológico on-line
e demais serviços realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância.

 

A nova norma amplia as possibilidades de oferta de serviços de Psicologia mediados por Tecnologias da informação e comunicação (TICs). O atendimento online é vedado somente em algumas situações, como quando o paciente estiver em situação de violência ou de violação de direitos. Também não pode ser prestado a vítimas de desastres. Diante da vulnerabilidade desses pacientes, o apoio psicológico deve ser presencial. Além disso, crianças e adolescentes só podem ser atendidos por plataformas online se houver concordância dos pais.

É um mecanismo moderno que pode ser usado em benefício da saúde, tanto emocional, comportamental como psíquica, traz como vantagem a facilidade no manuseio, proximidade pela localização onde está instalado (casa-trabalho), praticidade no atendimento, economia de tempo, menores custos e grande rapidez caso o paciente necessite de orientação urgente.
 

Quem pode se beneficiar do atendimento psicológico online?

A princípio, qualquer pessoa, de qualquer idade pode receber orientações psicoterápicas.
 

O atendimento psicológico online é um processo eficiente, em situações nas quais a pessoa precisa de apoio para lidar com problemas emergentes, tais como:

• Conflitos emocionais,

• Crises agudas de ansiedade,

• Situações de perdas (término de relacionamento afetivo-amoroso ou falecimento de ente querido).

• Dificuldades de relacionamento (social, amoroso e familiar);

• Depressão;

• Falta de concentração;

• Dificuldades com relação à sexualidade;

• Dificuldades em relação à educação, profissão, entre outros;

•Estudantes que necessitam de ajuda ou esclarecimento;

•Orientação para pais;

•Pessoas que se encontram em cidades pequenas, nas quais não existam psicólogos;

•Brasileiros que se encontrem em outros países;

•Pessoas com alguma dificuldade motora;

•Pessoas que receberam alta da psicoterapia, mas desejam manter uma interação com um psicólogo, etc.

 

Atendimento a menores de idade

É importante salientar que o atendimento a menores de idade só pode ser realizado mediante autorização expressa dos pais ou responsáveis legais.

 

Como funciona o atendimento psicológico online?
 

O paciente deve ter conhecimento que pode utilizar recursos como e-mail ou Skype e as informações que forem disponibilizadas ou abordadas serão tratadas de forma ética e profissional, protegidas pelo Código de ética Profissional do Psicólogo e pela própria ética do profissional, decorrente de sua formação e juramento na sua atuação.
 

Os atendimentos serão realizados com horários agendados, segundo a disponibilidade da agenda do Psicólogo e do Paciente.
 

Se houver indisponibilidade de comparecimento ao atendimento deverá ser avisado com 24 horas de antecedência para que se possa ser remarcado para outro dia. O não comparecimento gera cobrança.
 

Os serviços são prestados por Psicólogo(a), via internet, através de vídeo-chamada ou chat do Skype ou por escrito (via-email). O paciente receberá orientação psicológica que permitirá rever o problema e adotar decisões mais acertadas para o momento.
 

É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.
 

Número de sessões
 

O número de atendimentos dependerá do grau de dificuldade ou problema em relação ao assunto tratado entre profissional-paciente. No entanto, cada ser humano é único, terá seu desempenho próprio em conseguir resolver seus conflitos ou dificuldades. Quando a dificuldade for resolvida e/ou o paciente não sentir mais necessidade de orientação, o atendimento pode ser interrompido, pelo paciente ou pelo profissional.
 

O que é necessário para fazer o atendimento psicológico online?

•Computador com velocidade do processador, memória RAM e velocidade de conexão (banda larga) que possibilitem o funcionamento adequado do tráfego de imagem e som concomitantemente.

•Os programas utilizados são o Skype e email. Ambos são gratuitos e amplamente utilizados para esse tipo de comunicação.

•Utilização de um headset (fone de ouvido com microfone).

•Local livre de acesso de outras pessoas, para que as conversas tenham privacidade.

 

Cuidados

Apesar do uso de recursos tecnológicos avançados disponíveis para garantir a proteção de informações, sempre haverá alguma vulnerabilidade, que é minimizada através de procedimentos simples:

1 - Evite o uso de computadores públicos (ex: cyber-cafés, lan houses, computadores do trabalho, escola ou faculdade).

2 - Não informe sua senha ou deixe o aplicativo utilizado aberto ou com a senha salva.

3 - Desative a opção: guardar histórico.

4 - Mantenha seu anti-virus ativado e atualizado.

5 - Mantenha um firewall em seu computador. Esses procedimentos aumentam o potencial de segurança de suas informações. É de sua obrigação prover tais meios de segurança para o computador do qual fará uso.

 

Sempre haverá o risco de vulnerabilidade dos dados expostos, considerando que a internet não é um meio totalmente seguro.

Verifique a velocidade de sua internet e cheque sua webcam e microfone antes do horário do atendimento, para se certificar de que tudo esteja funcionando adequadamente.

 

No atendimento psicológico online o paciente será atendido por quem?

Por um Psicólogo(a) graduado(a), registrado e autorizado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). O profissional que irá atender é especialista em diversos ramos da Psicologia, prestando apoio à pessoa que esteja passando por qualquer dificuldade, problema comportamental, emocional ou psíquico, de natureza pessoal, coletiva ou grupal.

 

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